Seduc promove Curso de Mediação Escolar, Justiça Restaurativa e Círculos de Construção da Paz

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, promove entre os dias 19 de fevereiro e 2 de abril, o Curso de Mediação Escolar, Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. Os encontros serão realizados às segundas-feiras e têm, como público-alvo, servidores da Codea/Protagonismo Estudantil e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A primeira reunião será realizada das 13h30 às 16h30, no auditório da Seduc. As atividades serão divididas em seis módulos, com a carga-horária de 60h/a.

 

O objetivo do curso é fortalecer a construção da Cultura de Paz, através da Justiça Restaurativa e da Mediação de Conflitos e oferecer para os profissionais que trabalham na área de Educação oportunidade de aprendizados de novas ferramentas teóricas e práticas na perspectiva de rever princípios e paradigmas. No final do curso, será entregue o certificado aos participantes que alcançarem 75% de frequência e entregarem os relatórios da parte prática.

 

 

Programação

 

1° Módulo: Conceito, princípios, fundamentos e valores da Justiça Restaurativa e mudanças de Paradigmas. Oficina de História de Vida e Vivências de Círculos de Construção de Paz.
Data: 19.02.17
25 vagas.

 

2º Módulo: Janelas da disciplina social: Justiça punitiva, negligente, permissiva e restaurativa. Pressupostos Norteadores e fundamentação teórica dos processos circulares adotados por Kay Pranis.
Data: 26.02.17

 

3º Módulo: Elementos estruturais dos Círculos de Construção de Paz, Tipos de Círculos e Papel, Habilidades e Atribuições do Facilitador. Aspectos fundamentais para o planejamento de um círculo, Elaboração e facilitação pelos participantes de círculos.
Data: 05.03.18

 

4º Módulo: O Conflito e as Relações Sociais. Fundamentos históricos e legais da mediação, lei da mediação e a mediação no código civil. Teoria e práticas da comunicação não violenta.
Data: 12.03.18

 

5º Módulo: Técnicas de Mediação de Conflito. Etapas do processo de mediação: pré-mediação, mediação, pós-mediação.
Data: 26.03.18

 

6° Módulo: Simulações, role-play, estudos de caso, avaliação e encerramento.
Data: 02.04.18

 

 

 

 

19.02.18
Assessoria de Comunicação da Seduc

Artigos Relacionados
COPEM realiza campanha para doação de leite para o Iprede
COPEM realiza campanha para doação de leite para o Iprede
    A Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COPEM), através da Célula de Educação Infantil est&aac
Servidores/pensionistas aniversariantes de janeiro e fevereiro, que não fizeram recadastramento, tiveram benefícios bloqueados
Servidores/pensionistas aniversariantes de janeiro e fevereiro, que não fizeram recadastramento, tiveram benefícios bloqueados
O servidor deve procurar qualquer agência do Bradesco para que em cinco dias úteis seja feito o desbloqueio. Cerca de três mil servidores (ativos e a
 Seduc, MPCE e Instituto DimiCuida promovem 1ª Semana de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas
Seduc, MPCE e Instituto DimiCuida promovem 1ª Semana de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, em parceria com o M



Governo do Estado do Ceará