Janeiro Branco: psiquiatra Severo Júnior propõe reflexões acerca do sofrimento psíquico durante palestra na Seduc

Janeiro Branco: psiquiatra Severo Júnior propõe reflexões acerca do sofrimento psíquico durante palestra na Seduc

Com o intuito de despertar a atenção das pessoas para os cuidados relacionados à saúde mental, a Secretaria da Educação (Seduc) engaja-se na campanha Janeiro Branco, pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa se dedica a colocar este tema em evidência, em escala nacional. Nesta terça-feira (28) a Seduc sediou palestra do psiquiatra e gestalt terapeuta Raimundo Severo Júnior, que há mais de 30 anos atua na área.

Buscando refletir acerca dos fatores que contribuem para ocasionar mal estar emocional, considerando os hábitos de vida individuais e as circunstâncias sociais, o médico apresentou suas ideias acerca do “sofrimento psíquico no mundo contemporâneo”.

“O objetivo da conversa foi discutir alguns fatores que fazem parte do cotidiano da nossa vida, com as mudanças que o mundo vem atravessando, e que estão também implicadas na produção do que chamamos de sofrimento psíquico”, comenta.

Severo Júnior observa que este termo é muito usado no campo da saúde mental para se referir aos estados de angústia existencial, que não configuram patologia. “É muito importante se trabalhar sobre isso, porque é uma forma de prevenir que algumas condições cheguem a se desenvolver como doença. Os órgãos públicos têm que assumir essa campanha, porque se fala muito pouco sobre saúde mental. E existem muitos mitos que as pessoas, por desconhecimento, acabam perpetuando, criando preconceitos. A educação está intimamente ligada com a saúde”, observa o médico.

Exposição

Durante a manhã desta terça (28), no pátio da Seduc, também ficaram expostas as produções artesanais elaboradas por servidores por intermédio do projeto Saúde Mental e Cultura de Paz, incluindo bordados, mosaicos, biscuits, crochês e vasos de jardinagem, entre outros.

 

Sede da Seduc

Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba
Fortaleza, CE
CEP: 60.822-325

Horário de Atendimento

08 às 17 horas

Nossos canais