Campanha de Retomada Presencial traz ações de prevenção, segurança e suporte emocional a servidores
Preparar os servidores ao retorno presencial das atividades laborais com segurança, prevenção e suporte emocional. Estes são os objetivos da campanha Retomada Presencial: Acolhimento, Diálogo e Cuidado, lançada pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio das Coordenadorias de Gestão de Pessoas (COGEP), de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (COGEM) e Administrativa (COADM). Na quinta-feira (19), às 13h, será realizada uma palestra virtual via Google Meet, para apresentação das atividades, além de abordar a importância dos cuidados com a saúde mental.
Entre as iniciativas da campanha está a mobilização e comunicação voltada à prevenção e segurança contra a contaminação da Covid-19. Serão ofertadas, ainda, atividades de suporte emocional visando o bem-estar dos servidores lotados na sede da Seduc.
A programação de oficinas faz parte do do Projeto Saúde Mental e Cultura de Paz e também será realizada virtualmente pelo Google Meet. As atividades incluem oficinas de organização pessoal, jardinagem, mosaico e biscuit, além de práticas de meditação e yoga, clube de leitura e rodas de conversa, entre outras ações. As inscrições para participar das oficinas começam nesta terça-feira (17).
As atividades ocorrerão no horário de expediente, no início dos turnos da manhã e da tarde, e terão duração de até 50 minutos. Nestes momentos, haverá oportunidade para a aproximação interpessoal entre os participantes, com o reforço dos laços de amizade e a promoção do apoio emocional mútuo.
Os facilitadores dos encontros serão servidores que se dispuseram, voluntariamente, a contribuir com a socialização de seus saberes e experiências, assim como profissionais parceiros convidados. Poderão participar do projeto todos os servidores da sede da Seduc que sintam o desejo e a necessidade de trabalhar questões pertinentes à saúde emocional e qualidade de vida no trabalho.
Sobre o Projeto Saúde Mental e Cultura de Paz
Inicialmente desenvolvido pela COGEM, durante a pandemia o projeto foi reformulado e passou a ser realizado conjuntamente com a COGEP. A iniciativa traz ações de suporte emocional, visando o bem-estar dos servidores por meio da oferta de atividades promotoras de saúde mental.
Confira: