Guias para o retorno presencial fortalecem a cultura do cuidado na comunidade escolar

Guias para o retorno presencial fortalecem a cultura do cuidado na comunidade escolar

Com o objetivo de preparar a população para o retorno presencial nas escolas da rede pública estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) organizou uma série de publicações informativas, em formato de guias, voltados a profissionais, famílias e estudantes. Cada volume contém esclarecimentos a respeito do contexto social e instruções direcionadas aos respectivos públicos, com textos e ilustrações que prezam pela leveza e pelo aspecto didático. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Unibanco.

Informações sobre os novos horários de entrada e de saída das turmas e a reorganização das salas de aula, no intuito de evitar aglomerações e cumprir o distanciamento social, são algumas das orientações pertinentes.

A adequação da rotina escolar, que inclui o uso constante e correto de máscaras por parte de toda a comunidade, a higienização das mãos e o não compartilhamento de materiais, também são abordados de forma pormenorizada.

Indicações a respeito do deslocamento dos estudantes e familiares à escola são mais um tópico significativo do informativo, com recomendações sobre quem pode ou não ir presencialmente às unidades de ensino, e a priorização da ida individual do aluno à escola.

Cuidados de rotina pessoais, como controle da temperatura corporal, atenção ao surgimento de sintomas, contato com pessoas confirmadas ou suspeitas de contaminação pela covid-19, são pontos apresentados de maneira particular.

Segurança

O ano letivo de 2021 teve início na última segunda-feira (1º), com a adoção do modelo híbrido, que oferta atividades presenciais e remotas, ocorrendo por adesão das unidades de ensino. Cada escola, em conjunto com a comunidade e o Comitê Escolar, decide se volta às atividades presenciais. Em face dos desafios inerentes ao período de pandemia, a colaboração de todos é fundamental para que a segurança individual seja preservada. Portanto, a leitura e a observância dos guias faz-se fundamental para o sucesso da ação.

Acesse:

Guia para gestores e funcionários das escolas

Guia para estudantes

Guia para a família

 

Mais orientações:

Sede da Seduc

Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba
Fortaleza, CE
CEP: 60.822-325

Horário de Atendimento

08 às 17 horas

Nossos canais