Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna realiza formação com técnicos das Regionais sobre novo sistema de execução financeira e orçamentária

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna, promove nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) uma formação para os técnicos das Células de Gestão Administrativa – Financeira (Cegaf) das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O intuito do encontro, realizado de forma presencial em hotel no município de Aquiraz, é tirar dúvidas e trocar experiências a respeito do novo sistema de execução financeira e orçamentária do estado, que passa a funcionar em 2022.

O Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (Siafe-CE) substitui o Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR), que estava em operação desde 2012. A nova plataforma disponibiliza mais ferramentas de apoio para os gestores, no sentido de orientar as tomadas de decisão. Outra vantagem é a otimização da transparência dos processos, tanto perante os órgãos de controle, como a sociedade em geral.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Seduc, Stella Cavalcante, explica que o momento de formação visa proporcionar um aprendizado conjunto, com toda a assistência necessária aos colaboradores, ao longo de dois dias, com momentos práticos e de esclarecimento de dúvidas.

“O encontro é uma forma de estarmos próximos às Credes e à Sefor, possibilitando momentos de aprendizagem, com leveza e fortalecimento do trabalho em equipe, objetivando a execução das despesas públicas de modo seguro e eficaz. Se hoje o Ceará tem uma educação de destaque no país, é porque alguém preparou os alicerces para que tudo acontecesse. Somos nós que proporcionamos as condições para que as escolas funcionem e as aulas aconteçam. A função dos nossos técnicos é extremamente importante”, ressalta Stella.

Ao longo da formação, foi feita a exposição de um tutorial para a utilização do novo sistema, que será disponibilizado aos técnicos das Regionais. O último encontro realizado com a presença dos colaboradores da Cegaf havia sido em fevereiro de 2020.

Texto: Bruno Mota

Fotos: Carlos Gorila