Seduc lança campanha de retomada presencial com ações voltadas aos servidores

Seduc lança campanha de retomada presencial com ações voltadas aos servidores

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (19), a campanha “Retomada Presencial: Acolhimento, Diálogo e Cuidado”, com o objetivo de preparar os servidores ao retorno presencial com segurança, prevenção e suporte emocional. O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e contou com a participação da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Stella Cavalcante. A ação é desenvolvida por meio das Coordenadorias de Gestão de Pessoas (Cogep), de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem) e Administrativa (Coadm).

Confira:

Formulário de inscrição

Calendário oficinas

Resumos das oficinas

Também participaram da cerimônia de lançamento a coordenadora da Cogem, Iane Nobre; o psicólogo do Apoio Psicossocial da Cogep, Sidney Marques; e a assistente social do Apoio Psicossocial da Cogep, Danielle Alencar. O diálogo foi mediado por Taumaturgo Araújo, articulador da Coordenadoria de Gestão da Rede Escolar (Coesc).

Durante o encontro, foi apresentada a programação da campanha, que será realizada ao longo do segundo semestre de 2021, de forma virtual, como parte do Projeto Saúde Mental e Cultura de Paz. As atividades incluem oficinas de organização pessoal, jardinagem, mosaico e biscuit, além de práticas de meditação e yoga, clube de leitura e rodas de conversa, entre outras ações. As inscrições para participar das oficinas começaram na última terça-feira (17).

“Foi tudo preparado com muito carinho. É ótimo poder trabalhar com pessoas que cuidam umas das outras e pensam no bem-estar coletivo, observando o lado emocional e social dos colaboradores. Passamos por momentos difíceis durante a pandemia e nada melhor do que revitalizarmos esse encontro. Temos que cultivar sempre a esperança por dias melhores. Sejam todos muito bem-vindos e sintam-se acolhidos, de onde quer que estejam acompanhando a reunião”, destaca Stella Cavalcante.

As atividades ocorrerão no horário de expediente, no início dos turnos da manhã e da tarde, e terão duração de até 50 minutos. Nestes momentos, haverá oportunidade para a aproximação interpessoal entre os participantes, com o reforço dos laços de amizade e a promoção do apoio emocional mútuo.

Entre as iniciativas da campanha está a mobilização e comunicação voltada à prevenção e segurança contra a contaminação da Covid-19. Serão ofertadas, ainda, atividades de suporte emocional visando ao bem-estar dos servidores lotados na sede da Seduc.

Os facilitadores dos encontros serão servidores que se dispuseram, voluntariamente, a contribuir com a socialização de seus saberes e experiências, assim como profissionais parceiros convidados. Poderão participar do projeto todos os servidores da sede da Seduc que sintam o desejo e a necessidade de trabalhar questões pertinentes à saúde emocional e qualidade de vida no trabalho.

Sobre o Projeto Saúde Mental e Cultura de Paz

Inicialmente desenvolvido pela Cogem, durante a pandemia o projeto foi reformulado e passou a ser realizado conjuntamente com a Cogep. A iniciativa traz ações de suporte emocional, visando o bem-estar dos servidores por meio da oferta de atividades promotoras de saúde mental.

Sede da Seduc

Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba
Fortaleza, CE
CEP: 60.822-325

Horário de Atendimento

08 às 17 horas

Nossos canais